segunda-feira, 29 de junho de 2015

'Mágico da Sanfona': Aleijadinho de Pombal, um dos grandes nomes do forró no Nordeste, também é exemplo de superação


Artista já participou de festival internacional e filme paraibano




Encerrando o mês junino, e hoje véspera de São Pedro o blog, traz um dos artistas mais respeitados dentro da música nordestina, Aleijadinho de pombal, ex integrante da Banda Alegria e que atualmente se apresenta ao lado de João André e Forró na faixa. Com agenda cheia, Aleijadinho de Pombal, é o ícone do forró pé de serra é um dos sanfoneiros mais solicitados em épocas de juninas fazendo parte da programação de Campina Grande, Bananeiras -PB e Assú - RN.

O músico, considerado por muitos como um dos maiores sanfoneiros do Brasil, já se apresentou em Montreux, na Suíça, no evento conhecido como 'Uma noite brasileira', dentro do Festival de Montreaux. Aleijadinho participou recentemente de um filme 'Paraíba meu amor', com produção estrangeira, sobre a música nordestina onde é chamado chamado de 'bluesman' do forró no filme, o qual intercala entrevistas e apresentações do artista.

O artista já participou de programas culturais locais, a exemplo do Programa Cantos & Contos (TV Correio) e Programa Sala de Reboco (TV Tambaú). O paraibano Aleijadinho de Pombal, conhecido por ser o “Mágico da sanfona”, é reconhecido por ter um repertório eclético dentro do forró, apesar de sempre destacar sua preferência pelo estilo pé-de-serra. 

Para o cantor, o forró pé-de-serra é a expressão utilizada para os diversos estilos tradicionais de forró - xote, baião, arrasta-pé - e diferenciá-las dos estilos mais modernos, que usam instrumentos elétricos. O forró pé-de-serra é um estilo com sonoridade de músicos tradicionais do interior do nordeste e principais representantes da música, como Dominguinhos e Luiz Gonzaga. Aleijadinho de Pombal tem como instrumento preferido, o acordeon, o qual utiliza em seus shows, ao lado de sua banda.

Sobre a valorização e resgate do autêntico forró, o artista disse “Sou um grande defensor do forró, desta música nordestina que tão bem nos representa”, afirmou o cantor que e natural de Pombal - PB.

Entre suas canções de sucesso, estão “Filho do dono”, “Mulher comprometida”, “Sua ingratidão”, “Mulher casada”, entre outras que falam com humor das aventuras do homem nordestino.

Para contratar o artista, basta acessar as redes sociais no Facebook Aleijadinho de Pombal ou pelos telefones (83) 98896-7151/(83) 99138-6558 /(83) 99962-8904.


O artista: superação
José Roberto, conhecido artisticamente como Aleijadinho de Pombal, é um velho conhecido dos fãs, tanto pela sua habilidade no manuseio da sanfona quanto pelo vozeirão na interpretação da música nordestina.  Nascido no alto sertão da Paraíba, a infância foi dificultada pela pobreza da família e pela poliomielite, que o deixou de cadeira de rodas e lhe deu o nome artístico. O forró foi a válvula de escape usada por ele  para dar um novo rumo à vida. Com a ajuda de amigos conseguiu dinheiro para comprar a primeira sanfona. Começou se apresentando nas praças públicas e feiras livres. De artista anônimo, em busca de dinheiro para sobrevivência, logo construiu reputação de instrumentista, cantor e compositor respeitado pelos forrozeiros. Nos anos 90, lançou discos com a Banda Alegria.


Mês Junino: tradição
O mês de junho é marcado pelas tradições, que fazem parte das comemorações.No Nordeste, ainda é muito comum a formação dos grupos festeiros. Embora sejam comemoradas nos quatro cantos do Brasil, na região Nordeste as festas ganham uma grande expressão. Além de alegrar o povo da região, a festa representam um importante momento para a população que acompanha os festejos.

Com informações do Jornal A União
Lucas Duarte